sábado, 13 de julho de 2013

Teoria da aprendizagem Interacionista

As teorias de influência Interacionista discordam do Inatismo porque esses desprezam o papel do ambiente; discordam dos ambientalistas porque esses ignoram os fatores maturacionais (ligados às mudanças internas dos sujeitos).
O organismo e o ambiente exercem função recíproca; um influencia o outro e essa interação provocaria mudanças no indivíduo. A criança conhece o mundo na interação com esse mesmo mundo físico e social. Um processo que acontece por toda a vida.
Para os psicólogos interacionistas as crianças (as pessoas) procuram sempre compreender aquilo que vivenciam e explicar aquilo que para eles é estranho construindo hipóteses que pareçam razoáveis (possíveis).
Concepções teóricas ligadas ao Interacionismo (não harmônicas entre si):

-          Jean Piaget (1896 a 1980): teoria fundamentada em estudos no campo da Biologia e da Filosofia;

-          Lev Vygotsky (1896 a 1934): concepções teóricas com referência no campo da Psiconeurologia, da lógica dialética de orientação marxista e da Arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário