Apesar de a Matemática
estar presente em nosso cotidiano, e comum os educando desenvolverem em sua trajetória
escolar, uma verdadeira aversão a essa disciplina.
Vários são os
estudos realizados visando uma explicação para esse fato e diversas são as
razoes apontadas: formação inadequada dos professores, distanciamento entre a matemática
ensinada nas escolas e a praticada no dia-a-dia, etc. Porem, e de conhecimento
de todos que a matemática e um dos principais componentes da cultura geral do cidadão,
podendo ser observada nos jogos, na linguagem oral e escrita, propagandas e
demais situações do nosso cotidiano.
Para Ribnikov
(1987), a Matemática tem singularidades qualitativas nas leis que definem seu
desenvolvimento. No entanto, as generalizações abstraídas a partir dessas leis
as caracterizam como um dos meios para adquirir consciência social. Assim, pela
apropriação do conteúdo matemático, o estudante também se apropria de
conhecimentos que lhe possibilitam criar relações sociais.
Nesse sentido
“[...] o ensino de Matemática, assim como todo ensino, contribui (ou não)
para as transformações sociais não apenas através da socialização (em si mesma)
do conteúdo matemático, mas também através de uma dimensão política que e intrínseca
a essa socialização. Trata-se da dimensão política contida na própria relação
entre o conteúdo matemático e a forma de sua transmissão -assimilação (DUARTE,
1987, p. 78).”
Nenhum comentário:
Postar um comentário