quarta-feira, 26 de junho de 2013

Matemática

Apesar de a Matemática estar presente em nosso cotidiano, e comum os educando desenvolverem em sua trajetória escolar, uma verdadeira aversão a essa disciplina.
Vários são os estudos realizados visando uma explicação para esse fato e diversas são as razoes apontadas: formação inadequada dos professores, distanciamento entre a matemática ensinada nas escolas e a praticada no dia-a-dia, etc. Porem, e de conhecimento de todos que a matemática e um dos principais componentes da cultura geral do cidadão, podendo ser observada nos jogos, na linguagem oral e escrita, propagandas e demais situações do nosso cotidiano.
Para Ribnikov (1987), a Matemática tem singularidades qualitativas nas leis que definem seu desenvolvimento. No entanto, as generalizações abstraídas a partir dessas leis as caracterizam como um dos meios para adquirir consciência social. Assim, pela apropriação do conteúdo matemático, o estudante também se apropria de conhecimentos que lhe possibilitam criar relações sociais.
Nesse sentido
“[...] o ensino de Matemática, assim como todo ensino, contribui (ou não) para as transformações sociais não apenas através da socialização (em si mesma) do conteúdo matemático, mas também através de uma dimensão política que e intrínseca a essa socialização. Trata-se da dimensão política contida na própria relação entre o conteúdo matemático e a forma de sua transmissão -assimilação (DUARTE, 1987, p. 78).”

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