O SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR NO
CONTEXTO ATUAL
O Brasil é hoje a décima maior
economia do mundo, possuindo dimensões de proporções continentais, ou seja, sua
extensão territorial equivale a 8,5 milhões de quilômetros quadrados, e sua
população ultrapassa o número de 183 milhões de habitantes, que cresce numa
taxa anual de 1,31%. Nessa realidade, estão inseridas as instituições de Ensino
Superior, que compõem um sistema complexo, diversificado, em constante mudança
e expansão e que está prestes a aprovar um novo documento que rege a sua
própria reforma universitária. Para que
se possa analisar o sistema de Ensino Superior brasileiro, tem-se que entender
as divisões e classificações que lhe são atribuídas. Importante salientar que é
muito comum ocorrer grande confusão na nomenclatura das instituições de Ensino
Superior, uma vez que as definições nem sempre dão conta da missão e do caráter
das instituições e, principalmente, porque nem todas as instituições são
universidades.
Os debates sobre esse tema, via
de regra, reduzem-se a uma mera distinção entre “públicas” e “privadas”,
colocando todas as instituições como iguais na sua natureza institucional e
missão, o que, na realidade, acaba por ignorar a diversificação e a riqueza
desse sistema educacional.Está claro que, se aceita como realidade a riqueza e
a diversidade das instituições de Ensino Superior, então se torna também
necessário entender o porquê da necessidade de estabelecerem-se algumas
classificações, não com o objetivo de enquadrar o sistema nacional de Ensino
Superior, mas, acima de tudo, para poder respeitar e entender a identidade, a
missão e a finalidade de cada instituição, dentro das diferentes realidades nas quais elas estão
inseridas.
Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/tplPadrao/tplCooperacaoCapa/cooperacao/assessoria/artigos/imprimir/sistema_ensino_superior.pdf
Acessado em: 24-04-2014.
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