segunda-feira, 14 de abril de 2014

Pais na Escola

A Relação entre Pais e Professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso


Partindo da Constituição Portuguesa que refere que a educação é obrigatória, tendencialmente gratuita, para todos, independentemente do nível social, cor ou sexo, e que a mesma é importante, é intuito deste trabalho abordar de que forma se expressam as relações entre a escola, os encarregados de educação e os professores. Pretende-se analisar a relação entre a escola e as famílias e a importância da formação inicial para o desenvolvimento desta temática.
Elen Campos apresenta uma preocupação com a condução de crianças e jovens a um futuro melhor. Para a autora:
"Existem diversas contribuições que tanto
a família quanto a escola podem oferecer,
propiciando o desenvolvimento pleno
respectivamente dos seus filhos e
dos seus alunos".
Elen Campos
As palavras de Elen Campus indicam o foco que a autora apresenta ao assunto. Ela compreende que o ideal é que a família e a escola tracem as mesmas metas de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na vida.
O trabalho de Alessandra expõe que é indispensável que a família e a escola sejam parceiras, com papéis bem definidos, onde não se pratique a exigência, e sim a proposta, o acordo. Para a pedagoga, a participação dos pais é essencial para o desenvolvimento escolar da criança. Com base nas palavras da autora verificamos que seu foco está nos pais, uma vez que os conceitos e valores que norteiam a criança durante a vida são transmitidos por eles.
Com base nos estudos de Wilma Millan e de Lia Renata a família é encarregada de prover os recursos necessários á sobrevivência da criança e a escola de realizar a educação formal. Destacando que para o alcance destes objetivos surge a atribuição do Orientador Educacional: manter a ligação entre a escola e a família através do respeito, dos valores e procurando obter sua colaboração.
Compreendemos que os estudos apresentados tem relevância para estabelecer um contacto regular e boas relações entre os pais e a escola, a fim de contribuir para que os filhos(a)s progridam em seus estudos.
Por um lado, a escola deve preocupar-se em manter os pais informados sobre o que acontece no colégio, os métodos de ensino, os avanços, as dificuldades e os sucessos dos estudantes. Os pais, por sua vez, devem manter-se em comunicação constante com a escola, para conhecer o trabalho e objetivos do processo educacional desenvolvido pelos docentes, assim como prover a informação e o conhecimento que só a família tem acerca do aluno (a). Por outro lado, a maior aproximação entre os pais e a escola faz com que a criança se sinta mais querida e valorizada, visto que mais atividades são realizadas em conjunto e relacionadas às exigências escolares.
A comunicação entre a escola e a família constitui um desafio para os sistemas educacionais e pode assumir diversas formas em prol do desenvolvimento integral dos educando.
Disponível em: http://interacaofamiliaescola.blogspot.com.br/ Acessado em: 14-04-2014;

3 comentários:

  1. Podemos perceber que para que aconteça aprendizagem a escola precisa da família, como a família da escola; desta maneira poderemos obter com maior êxito o sucesso no processo de ensino aprendizagem. :-)

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  2. Esse vídeo foi uma excelente escolha, quando a família está envolvida com a escola os resultados dos alunos são acima da expectativa, pois a escola é ativa, onde todos devem está envolvidos.

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  3. Hoje estamos vivendo a era do analfabetismo digital, principalmente dentro de nossas escolas, onde muitos professores se negam a usar as ferramentas da informática para interagir com seus alunos. Por outro lado, temos alunos que já mais terna idade já jogam, usando o tablete. Enquanto temos professores com 30 anos de magistério que se nega a usar quaisquer instrumentos de informática, deixando de aproveitar os potenciais dos objetos de aprendizagem. Bjs

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