Trabalhando os conceitos e definições de gestão escolar
A gestão escolar se constitui em uma dimensão e um aspecto
de atuação dos seus agentes (diretores, supervisores, coordenadores,
professores, pais, alunos, comunidade, etc.) que objetiva promover a
organização, a estrutura, o planejamento, a mobilização e a articulação de
todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o crescimento
e avanço das questões socioeducacionais dos estabelecimentos de ensino que são
as escolas.
Considerando as origens terminológicas das palavras, a
palavra gestão ganha um significado que enriquece o termo gestão escolar e
confirma o que está descrito acima. Para Cury (2002, p.165), gestão "(...)
é a geração de um novo modo de administrar uma realidade e é, em si mesma,
democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e
pelo diálogo".
Isso só confirma que na gestão escolar a atuação intensa
dos agentes escolares é o que valida processo de desenvolvimento para o avanço
da escola.
A importância da gestão escolar para o sucesso dos alunos
Vivemos diante de diversas dificuldades que a escola
apresenta na sociedade desde as políticas públicas implementadas até aos
conflitos existentes internos.
É necessário considerar a escola como o espaço próprio da
difusão do conhecimento sistematizado e formal. A escola é a instituição que
foi criada para a socialização do saber sistematizado. Para que a escola avance
nos seus objetivos primordiais que dentre eles está à aprendizagem daqueles
para quem foi criada ? crianças, jovens, adultos, é necessário que exista uma
boa gestão por trás deles.
Na gestão é importante a participação de todos os agentes
que contribuem de forma direta ou indireta nos processos de organização da
escola. O sucessor escolar dos alunos está inteiramente relacionado com a
gestão da escola. Para VIEIRA (2007):
(...) o sucesso de uma gestão escolar, em última instância,
só se concretiza mediante o sucesso de todos os alunos. Daí porque é preciso
manter como norte a gestão para uma comunidade de aprendizes.
É importante compreender que o sucesso escolar justifica a gestão democrática, pois o trabalho realizado é feito por todos os setores que auxiliam a escola desde o professor ao pai do aluno.
Não basta, pois, apenas incluir. É necessário o trabalho e
a busca pela qualidade que se expressa de maneira ou de outra nos resultados
(indicadores) que serão obtidos pela escola.
Organização e gestão da escola
Como está organizada a escola nos dias de hoje? A maneira
como está organizada a escola vem de concepções e estudos acerca da escola como
uma instituição que requer vários elementos constitutivos no processo
organizacional e elementos no processo técnico-administrativo da escola. A
maioria das escolas no Brasil tem na sua organização aproximações com relação à
organização empresarial, com concepções objetivas, funcionalistas e
burocráticas.
Existe uma distinção entre estudos que trabalham com
enfoques bem diferentes a respeito da organização e gestão da escola. Na
realidade existem duas concepções. Um enfoque científico-racional e um enfoque
crítico, de cunho sócio-político. A primeira concepção vê a organização da
escola como sendo tomada uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona
racionalmente, ou seja, pode ser planejada, organizada, controlada, de modo a
alcançar maiores indicadores de eficácia e eficiência. A maioria das escolas
atua nesse modelo de organização. Tem organogramas de cargos e funções, normas
e regulamentos. Este é o modelo mais comum de funcionamento da organização
escolar. A segunda vê a organização da escola como um sistema de agregação de
pessoas, onde existe uma intencionalidade de trabalhar com as interações
sociais que acontecem dentro e fora da escola. A organização seria uma
construção social atribuída aos professores, alunos, pais e integrantes da
comunidade mais próxima. (LIBÃNEO, 2001).
Disponível em: http://www.pedagogia.com.br/artigos/definicogestaoescolar/index.php?pagina=1
Acessado em: 17-04-2014
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